O que vestir em um casamento?

estilo mais adequado a cada tipo de evento

Sempre existe um protocolo que deve ser seguido para saber qual o vestido de festa e mais adequado a cada tipo de evento. Entretanto, no caso dos casamentos, tudo tem se tornado um tanto complexo ultimamente. Na hora de escolher o look mais apropriado, muitas outras variáveis devem ser levadas em conta: o tipo de cerimônia, o local da festa, o número e o perfil dos convidados, etc. Mas não vamos complicar muito.

Regras Gerais

  • Como regra geral, casamentos de dia pedem vestidos curtos, ou seja, quinze centímetros acima ou abaixo do joelho. E, evidentemente, o branco está proibido, mesmo que noiva opte por outra cor. Evite, ainda, excesso de brilho no tecido e nos acessórios.
  • Calças e macacões. Claro que sim!
  • Minissaias exageradas, NUNCA. Insisto, NUNCA.
  • Chapéus e penteados. O que você quiser.
  • Saltos. Com moderação. Evite as plataformas muito altas. Saltos baixos são muito elegantes e vão permitir que você caminhe com mais naturalidade.

Cerimônia Religiosa

Aqui, podemos aplicar exatamente as mesmas regras de comunhões e batizados. É preciso considerar que você estará em um templo, o que demanda certo respeito ao se vestir. Pelo menos, enquanto a cerimônia durar.
Se seu traje tiver um decote muito profundo ou alças, lembre-se de levar um xale, uma echarpe, um casaco com manga 3 quartos ou até um poncho para cobrir seu corpo enquanto você estiver na igreja. Após a cerimônia, tire a peça sem nenhum problema.

Cerimônia Civil

Diariamente, surgem cada vez mais cerimônias civis de todos os estilos. É possível organizar casamentos em qualquer lugar. Existem estabelecimentos especializados nisso, que também fazem a cerimônia civil. Vamos classificar por local.

Cartórios.
Embora alguns cartórios disponibilizem salões exclusivos e decorados para a cerimônia de casamento, estas são dependências da Administração Pública, onde há muita atividade. Portanto, o ideal é optar por um traje elegante e discreto, como vestidos curtos ou calças. Nesse caso, não há problemas em usar decotes ou alças. Basta ter noção de elegância e, principalmente, os pés no chão.

Hotéis, complexos turísticos e estabelecimentos especializados.
Aqui, além de exatamente os mesmos conselhos que citamos para os cartórios, leve o ambiente muito em conta e escolha calçados apropriados. Gramado, areia e até as passarelas feitas com tábuas de madeira podem prender seus saltos no solo.

Leave a Reply